terça-feira, 9 de outubro de 2007

HOMENAGEM À MINHA MAMÃE QUE PARTIU EM 01/10/07

"SER MÃE É ISTO"
É sempre estar cansada,
de nunca ficar parada,
de ter sempre o que fazer.
É engolir quase inteiro,
não demorar no banheiro
e se aprontar sem se ver.
É acordar de madrugada,
e não dormir quase nada
se um filho adoecer...
De novo ler historinhas
os contos da carochinha,
para o filho adormecer...
É interromper a novela,
quando está no melhor dela,
para o filho atender.
É inventar pratos "mil",
se um filho com fastio,
inventar de não comer.
É estudar outra vez
Todo o curso que já fez,
Para o filho aprender.
Outra vez brincar de "roda",
e estar por dentro da moda
quando a filhinha crescer.
É ouvir músicas "chatas"
e esquecer as serenatas,
que só lhe davam prazer.
É curtir uma quadrilha
Quando então é sua filha
quem vai dançar pra valer.
Ser mãe é virar uma semente
Pra viver novamente
Quando um filhinho nascer.
(Maria Augusta Gouveia)
***********************************************************************
"MÃE"
Quando o dia amanhece
sem ter o sol a brilhar
revestido de saudade
eu sempre fico a lembrar...
Das suas mãos carinhosas
Apertando-me junto ao peito
das palavras corajosas
ensinando-me o que é direito,
sem saber se tinha razão...
Lembro-me do seu sorriso
que me servia de alento
na porta da nossa casa,
ao sair para a escola
enfrentando o frio e o vento.
Lembro-me do horizonte
que apontava esperançosa
empurrando-me docemente
para que eu fosse buscá-lo.
Eu encontrei, mãe...
mas agora é muito tarde
já não posso lhe mostrar.
Esse horizonte brilhante
que a vida me presenteou
tem tudo o que me ensinou.
E quando o dia amanhece
coroado pelo sol
eu vejo nesse horizonte
embaçado, meio longe
o aceno da sua mão
como a dizer: Vá em frente!
Igualzinho aquele dia
que eu nasci e você sorria
dando-me ao mundo, feliz!
(Tere Penhabe)

3 comentários:

  1. versos e mais versos...

    agora cria uma coisa sua, cara!

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Meus sentimentos...
    Gostei paca dessas poesias, boa homenagem

    ResponderExcluir

Será um prazer ter aqui seu comentário, seja sempre bem vindo!

Livro de visitas